Como seu Cão Funciona

O comportamento do seu cão é resultado de uma combinação entre genética (inato) e meio ambiente (aprendizado).

A genética – que chamamos de temperamento – é a parte que cada indivíduo herda dos pais, assim como a cor da pelagem, por exemplo. E como a cor da pelagem de um cão, a parte genética do seu comportamento não pode ser modificada. Já o meio ambiente é a parte que o cão aprende dentro do meio dele, com a mãe e os irmãos caninos e depois com a família humana. Essa parte do comportamento pode e é influenciada dia após dia por tudo o que rodeia o cão. Mesmo que inconscientemente, estamos ensinando os cães o tempo todo, pois eles prestam muita atenção em nós e no ambiente e estão o tempo todo absorvendo informação. Por isso, muito cuidado com o que você NÃO ensina ao seu cão, ele pode estar aprendendo exatamente o que você não quer.

Genética e Meio Ambiente são partes complementares do comportamento dos cães, porém, a única que está ao nosso alcance é a parte em que o cão aprende com o seu meio ambiente. Dessa forma é importante saber que, conforme a maneira como lidamos com nossos cães, podemos transformá-los em cachorros bonzinhos tal qual o Snoopy ou então permitir que se tornem cães bagunceiros, que aprontam todas, como o Marley.

Assim, só existe mudança do comportamento do cão quando a família muda a maneira como lida com ele. E este é o principal papel do Adestrador Comportamentalista: orientar a família para que todos saibam qual a melhor maneira de lidar com seus animais de estimação para que eles se tornem os animais educados que tanto esperam.

Ficou interessado no nosso trabalho? Entre em contato pelo telefone (11) 9.9510.2525 ou pelo Formulário.