Como Treinamos Cães

Você chama um táxi e pede para ele levá-lo até o aeroporto. Geralmente o motorista pergunta se o passageiro tem preferência por algum caminho e então você responde: “não pegue a Avenida das Margaridas! Não passe pela Rua das Camélias, o trânsito lá é horrível! Não vá pela Ponte das Rosas e nem pense em passar pelo Túnel das Orquídeas!” O motorista ficará perdido! E imagine o estresse dele em uma situação dessas!

Agora, visualize a maneira como muitos de nós ensinamos nossos cães: não queremos que eles pulem nas visitas, não queremos que eles fiquem latindo no portão, não queremos que eles façam xixi nos móveis.

Mas então, o que é que queremos deles?

O trabalho da EstimaÇão é baseado nas premissas do Adestramento Positivo com uso de reforçadores, nas Leis de Aprendizado e na leitura da Linguagem Corporal Canina. Nós mostramos ao cão qual comportamento desejamos que ele apresente em determinada situação, e recompensamos aquele comportamento. É nosso papel, como educadores de pessoas e de cães, transformar o Não em Sim.

Milhares de pesquisas científicas comprovam que o uso de punições físicas e psicológicas, que causem dor, desconforto ou medo, acarreta em uma série de desvantagens, como: surgimento e aumento da agressividade e de outros problemas comportamentais, abalo na relação do Cão com membros da família, diminuição significativa do bem-estar do cão e do comportamento de brincar com a família, entre outros tantos inconvenientes. Portanto, na EstimaÇão não fazemos uso de punições físicas ou psicológicas nem aversivos como spray de água, latas que façam barulhos fortes ou trancos na guia com enforcadores.

Por que escolhemos trabalhar dessa maneira? Porque os cães são seres sencientes, ou seja, são seres vivos com sentimentos, e merecem ser respeitados como tal. Além disso, optamos por trabalhar embasados na Ciência, deixando de lado teorias ultrapassadas e infundadas que hoje já se sabe que não passam de mitos e seguir uma Metodologia mais moderna, baseada em estudos que comprovam os benefícios do treino positivo.

Ficou interessado no nosso trabalho? Entre em contato pelo telefone (11) 9.9510.2525 ou pelo Formulário.