Enriquecimento Ambiental

A vida dos cães em cidades grandes não lhes fornece muitas opções. Eles não podem escolher quando sair de casa, para onde ir, a que horas voltar, do que se alimentar, com quais cães interagir ou acasalar, se querem ou não tomar banho e passar perfumes, etc. A vida dos cães passou a ser controlada praticamente em sua totalidade por seus proprietários. Este estilo de vida gera, assim como no caso dos animais de zoológicos, uma série de problemas de comportamento.

Foi então que percebeu-se que o Enriquecimento Ambiental – inicialmente desenvolvido para animais de laboratório, fazendas e zoológicos – também poderia ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos cães e gatos domésticos.

O QUE É ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL (EA)

Por definição, o enriquecimento ambiental é um princípio do manejo que procura ampliar a qualidade de vida dos animais em cativeiro através da identificação e do fornecimento de estímulos ambientais necessários para alcançar o bem-estar psíquico e fisiológico, incentivando comportamentos típicos da espécie, reduzindo estresse e tornando o ambiente cativo mais complexo e diverso.

POR QUE OFERECER EA AO SEU CÃO

Enriquecer o ambiente de um cão torna sua rotina mais estimulante e desafiadora, menos óbvia e sem graça, fornecendo-lhe opções de escolha que lhe permitam expressar comportamentos naturais, reduzindo assim as estereotipias e contrinuindo para sua saúde física e mental.

Cães que vivem em um ambiente pobre e sem estímulos, com uma rotina precária de atividades físicas e mentais apresentam uma série de problemas de comportamento como destruição, latidos em excesso, escavação inapropriada e excesso de energia. Cães “entediados” podem inclusive desenvolver comportamentos compulsivos dirigidos a si mesmos como lambedura excessiva, arrancar os pelos, correr atrás do rabo, e com o aumento da frequência desses comportamentos passam a se ferir e até se mutilar. Infelizmente eu já presenciei um cão que arrancou parte do seu próprio rabo. Foi uma das situações mais tristes que acompanhei desde que comecei a trabalhar com animais.

Cães que têm o Enriquecimento Ambiental implementado em sua rotina e são beneficiados física e mentalmente, são animais com menos problemas de comportamento e têm seu bem-estar elevado, sendo então mais calmos, relaxados e capazes de estabelecer uma relação mais harmônica com seus proprietários.

É importante mencionar que esta técnica serve também para prevenir problemas de comportamento, ou seja, você não precisa esperar que os problemas apareçam para só então tornar a vida do seu cachorro mais interessante.

Eu estudo e trabalho com Enriquecimento Ambiental desde a época da faculdade de biologia, lá em 2006, quando fiz meu primeiro trabalho com um casal de onças-pintadas. São mais de dez anos estudando esta técnica com animais de zoológico e então com cães e gatos domésticos. Neste texto vou explicar exatamente do que se trata esta técnica.

A EstimaÇão pode elaborar um plano mensal de Enriquecimento Ambiental específico para o seu cão ou gato. Tem uma creche ou hotel para cães? A EstimaÇão conta com um serviço exclusivo de assessoria em Enriquecimento Ambiental para você oferecer ainda mais qualidade de vida aos seus clientes peludos.

Ficou interessado no nosso trabalho? Entre em contato pelo telefone (11) 9.9510.2525 ou pelo Formulário.