Fala-se, cada vez mais, no cenário do comportamento e do bem-estar animal, sobre o fator da CONFIANÇA entre o animal e as pessoas com quem ele convive. Sem essa confiança, dificilmente um cão participará voluntariamente de uma sessão de dessensibilização ou contra condicionamento.
Cães inseguros, que aprenderam a usar do comportamento agressivo para se defender, PRECISAM ter a confiança de que o seu condutor não o colocará em situações em que ele não esteja preparado ou não se sinta confortável.
Para promover modificação comportamental em cães que aprenderam a morder é preciso, antes de qualquer coisa, ensinar-lhes que eles NÃO PRECISAM morder. E isso é conquistado com respeito pelo estado emocional do cão naquele momento ou contexto. Conceitos como CONSENTIMENTO e AUTONOMIA, do bem-estar animal, englobam diretamente o fator confiança.
Sua relação com o seu cão dificilmente será satisfatória se ele não confiar em você. E, provavelmente, você terá dificuldades em treiná-lo em situações que envolvam medo de determinado estímulo.
0 comentário