Cães conhecem nossos padrões de comportamento melhor do que nós mesmos

Quantas coisas você fazia, sem perceber, que foi o teu cachorro que te “alertou” sobre? Exemplo: eu dou uma “dica visual” a eles, uma expressão facial, antes do sinal verbal de liberação, quando abro a porta da sala com intenção de deixá-los ir ao quintal. Essa expressão facial não acontece quando só vou ali fora brevemente e não quero que eles saiam de casa. Como eu descobri isso? Eu descobri tudo isso observando meus cães. Leia mais…

Fala-se, cada vez mais, no cenário do comportamento e do bem-estar animal, sobre o fator da CONFIANÇA entre o animal e as pessoas com quem ele convive. Sem essa confiança, dificilmente um cão participará voluntariamente de uma sessão de dessensibilização ou contra condicionamento.  Cães inseguros, que aprenderam a usar do comportamento agressivo para se defender, PRECISAM ter a confiança de que o seu condutor não o colocará em situações em que ele não esteja preparado Leia mais…

Consentimento

Pouco se fala sobre consentimento quando se trata de cães. E eu imagino alguns motivos para isso. Nem todo mundo entende que um cachorro é um ser vivo, que tem preferências e coisas das quais não gosta, que tem seus medos e também seus momentos pelo menos aqui no Brasil. Em contrapartida, costumo ler posts frequentes sobre esse assunto em inglês. Talvez porque em alguns países essa condição seja levada muito mais a sério do Leia mais…

Seu Cão Confia em Você?

A maneira como você se relaciona com seu cão influencia diretamente a maneira como seu cão se relaciona com o mundo. Gritar, dar bronca, tirar coisas à força, bater com jornal enrolado, falar um não bem forte, e outras atitudes similares, pode gerar cães inseguros e ansiosos. Cães com sentimentos ambíguos em relação a seus proprietários, ou seja, que não sabem se, ao se aproximar, serão recebidos com um carinho ou com uma bronca, podem Leia mais…

O Ataque é, na Verdade, uma Defesa.

Seu cachorro não está tentando ser agressivo. Ele está assustado. A maioria dos cães prefere Fugir, Congelar ou até Ficar Inquieto, ao invés de Lutar. Os quatro Fs do Medo são: Fight (Lutar), Freeze (Congelar), Flight (Fugir) e Fidget (Ficar Inquieto). Esses quatro comportamentos são as respostas esperadas quando um cão está sob estresse. Geralmente são respostas automáticas do organismo, ou seja, o cão não PENSA como ele vai se comportar, ele simplesmente vai lá Leia mais…

Você se Comportaria Melhor?

Nós exigimos dos cães um bom comportamento em situações que nem mesmo nós reagiríamos bem se acontecessem conosco. Eu provavelmente também reagiria mal se alguém simplesmente me agarrasse e começasse a me esfregar e me dar banho. Quer ver mais? Um estranho entrando na minha casa: duvido que eu reagiria calmamente a isso. Sentada na praça de alimentação esperando meu almoço, e um estranho senta do meu lado e começa a falar comigo como se Leia mais…

Deixa ele Cheirar

Não deixar que seu cão fareje durante o passeio é tirar dele a possibilidade de “ver” o mundo. Sim, porque é através do seu sistema olfativo que eles percebem o que está acontecendo ao seu redor, e também láááá longe. Você sabia que seu cachorro é capaz de cheirar coisas diferentes com cada uma de suas narinas? E que eles conseguem captar os cheiros mais sutis (para nós) na proporção de umas poucas gotas de Leia mais…